quarta-feira, 22 de novembro de 2017

SEPLAN OCUPADA! Sem proposta do Governo, servidores ocupam prédio do planejamento

DSC_1156
Docentes da UERN e servidores da saúde ocuparam a Secretaria de Estado do Planejamento e Finanças (SEPLAN) na tarde de hoje (22). A ação se deu após o Governo não apresentar nenhuma proposta de negociação para as categorias, que pleiteiam o pagamento dos salários em atraso e um calendário que preveja os salários de Novembro, Dezembro e o 13º.
A ocupação se deu enquanto as direções sindicais ainda conversavam com a Chefa de Gabinete do Estado, Tatiana Mendes Cunha, que explicava novamente a suposta impossibilidade do Governo em pagar os salários em dia.
Informados da posição de Tatiana, os Comandos de Greve da UERN e da saúde, além de estudantes e técnicos-administrativos que acampavam no gramado da Governadoria, marcharam até a SEPLAN, realizando a ocupação. Após saber da ação, Tatiana se retirou da audiência e afirmou que não negociaria enquanto o movimento não fosse encerrado.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado, mas de acordo com o Comandante da PM só serão acionados em casos de depredação do patrimônio público. O oficial garantiu que o movimento não será reprimido e os servidores se comprometeram a zelar pelo espaço.
DSC_1154
A assessoria jurídica do movimento, formada por advogados sindicais e professores de direito da UERN, destacou a legitimidade da ocupação e garantiu que os servidores não podem ser retirados à força do espaço. “ A ocupação, assim como a greve dos servidores é legal, não há depredação de patrimônio público e também não há questionamento quanto a nossa permanência aqui”, garantiu a advogada do Sindsaude Adonyara Azevedo.  
A presidenta da ADUERN, Rivânia Moura, que estava presente na reunião com a equipe de Robinson enfatizou que a indisposição do Governo em negociar com as categorias. “A partir de agora não queremos mais reunião, queremos proposta, que contemple e resolva a situação dos servidores do estado”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário