quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ORÇAMENTO DA UERN É DEBATIDO NA COMISSÃO DE FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO


Um debate sobre a proposta orçamentária da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) foi o assunto em destaque na reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) na manhã desta quarta-feira (18), com representantes da Associação de Docentes da instituição (ADUERN).
A presidente da entidade, professora Rivânia Moura, participou da reunião para pedir apoio da Comissão para a manutenção do orçamento encaminhado pela Universidade, bem como da manutenção dos aposentados na folha de pagamento, o auxílio saúde, a autonomia administrativa e financeira e o pagamento dos salários em dia.
“A exemplo do ano passado, quando formos o relator do Projeto do Orçamento Geral do Estado, este ano como presidente da CFF estamos dando oportunidade às instituições que participam do OGE. Isso dá oportunidade ao relator da matéria, deputado Tomba Farias (PSB) colher mais subsídios técnicos para a elaboração do seu relatório”, afirmou o deputado George Soares (PR).
Na proposta orçamentária que está tramitando na Comissão, o Governo do Estado retira os professores aposentados da folha de pagamento da UERN e repassa para o Instituto de Previdência do Estado (IPERN).
“O orçamento da UERN foi feito prevendo o pagamento dos aposentados o que foi retirado pelo Executivo e nós estamos solicitando o apoio desta Casa para que a proposta da Universidade seja mantida. Tememos que da forma como veio do Governo o plano de saúde seja retirado o que está regulamentado há mais de 20 anos”. Afirmou a professor Rivânia.
O deputado Tomba Faria (PSB) disse que já previa dificuldades na condução do relatório, em função da situação financeira em que se encontra o Estado, quando a proposta do Orçamento está reduzido em R$ 400 milhões em relação ao do ano passado.
O líder do Governo, deputado Dison Lisboa (PSD) também expôs a condição de dificuldade financeira que o Estado atravessa e questionou sobre qual o impacto a ser provocado com a retirada dos aposentados para o IPERN.
Os deputados Getúlio Rêgo (DEM) e Larissa Rosado (PSB) manifestaram apoio aos representantes da ADUERN “pela missão importante que é desenvolvida pela Universidade em todo o Estado”.
Participaram da reunião dos deputados George Soares, Tomba Farias, Dison Lisboa, Getúlio Rego, Kelps Lima (Solidariedade), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Fernandes (PMDB), Albert Dickson (PROS) e Larissa Rosado.
Duas matérias que estavam na pauta para deliberação foram baixadas em diligência. Uma trata da criação de estágio para estudantes de pós-graduação na área da Defensoria Pública e o outro dispõe sobre a cobranças de taxas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Crédito da Foto: João Gilberto
ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário