sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Secretário admite dificuldade, mas não a “quebradeira”


O secretário do Planejamento do Estado, Obery Rodrigues Júnior, voltou atrás em recentes declarações sobre o quadro financeiro-orçamentário do Governo Estadual. Se antes era definido como “tecnicamente quebrado”, hoje foi suavizado em audiência  pública na Assembléia Legislativa.
Obery: serenidade, mas recuo na definição da crise
“Existem dificuldades”, afirmou.
A presença de Obery foi um dos momentos mais tensos da atual legislatura, em seus bastidores e galerias, com protestos de categorias de servidores contra o Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Sua sabatina, pelos deputados, também foi desgastante e, em determinados momentos, irritante para ele e parlamentares.
Revelou números importantes: segundo ele, a dívida do Estado com empréstimos chega a R$ 1,4 bilhão; com relação aos cargos comissionados, afirmou que esses servidores representam 2% do total do funcionalismo do Executivo.
Sobre o 13º salário, o secretário afirmou: “Não tenho informações”.
Dificuldades maiores
Obery também confirmou que, por falta de execução de projetos, o Estado devolveu ao Governo Federal recursos da área de Segurança, mas disse desconhecer que tal devolução tenha se estendido a outras áreas da administração.
Para ele, a reação negativa da população e da opinião pública sobre os cortes anunciados pelo Governo se deu pelo fato de o decreto ser uma iniciativa inédita no RN. “O Estado já esteve em outros momentos em dificuldades até maiores e pouco tempo atrás”, disse.
Em alguns momentos, o secretário ficava ao celular, paralelamente à indagação que lhe era feita por algum deputado. Compreensível, portanto, que vez por outra provocasse mal-estar com uma fleuma intangível: “Qual foi mesmo a sua pergunta?”
Nota do Blog – Ficou a sensação de que o Governo do Estado está perdido e assim continuará, economizando “palito em banquete”, ou seja, sem ter uma visão sistêmica do problema e muito menos a “cura”.
Categoria(s): Administração Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário